LogoPrefeitura de Piripá - BA
LogoPrefeitura de Piripá - BA
LogoPrefeitura de Piripá - BA
Imagem Secretaria Municipal de Saúde e CMS realizam 4ª Conferência de Saúde de Piripá

Secretaria Municipal de Saúde e CMS realizam 4ª Conferência de Saúde de Piripá

Saúde

04/04/2019 17:07:00


População em geral, lideranças políticas e comunitárias, além de trabalhadores e usuários do SUS, participaram ontem, 03, da 4ª Conferência Municipal de Saúde. A atividade, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Piripá e Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada no Centro de Cultura Zito Castro e teve como objetivo debater o tema central da conferência nacional e reafirmar os princípios e diretrizes do SUS, mobilizando e estabelecendo diálogos com a sociedade acerca da saúde, além de elaborar propostas locais que visem garantir a melhoria da saúde no município. Neste ano, a conferência teve como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”.


De acordo com a secretária municipal de Saúde, Iêda Ribeiro Caires, a conferência se trata de um momento democrático, onde a população como um todo pôde participar na elaboração de propostas para melhorar a saúde pública do município e consequentemente do Estado e do País. Na avaliação da secretária, a atividade “foi um momento para tratar de questões relacionadas à área e refletir sobre qual tipo de saúde o município quer ter. É um espaço que precisa ser valorizado porque é um momento que acontece a cada quatro anos, quando a população em geral pode relatar seus anseios, suas angústias em relação à saúde do município”.  Iêda também demonstrou preocupação com a atual situação do País. “O SUS está passando por um momento de grande desafio. A população brasileira está correndo risco de perder o SUS, reconhecido mundialmente como melhor plano de saúde. O financiamento está cada vez mais reduzido, o que está sobrecarregando as prefeituras em relação às demandas”.  Antes do evento, o município realizou seis pré-conferências municipais.


A Conferência foi iniciada pela manhã com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Prefeito Municipal, Flávio Rocha, que destacou a importância do evento e comemorou os avanços na saúde alcançados após iniciar sua gestão. “Essa conferência foi extremamente importante porque pudemos ouvir o que os cidadãos de Piripá pensam sobre a saúde e nos ajudaram a estabelecer prioridades para a gestão, no sentido de efetivar políticas públicas de saúde mais eficientes e que atendam suas necessidades. Nesta oportunidade, também quero destacar que tivemos alguns avanços em nosso mandato, a partir das necessidades apontadas em 2015 na última conferência: adquirimos carros próprios para as unidades de PSF´s; realizamos concurso para agentes comunitários de saúde, visto que existiam áreas descobertas; reformamos o hospital; fizemos a aquisição de mais 06 ambulâncias, quando entramos tinha apenas 01; hoje o hospital tem uma sala de  estabilização, que já salvou várias vidas, que era o sonho de muitos, que funciona como uma semi UTI. Trouxemos mais atendimentos de médicos especialistas para o município; aumentamos a quantidade de fisioterapeutas. Enfim, apesar das dificuldades fizemos algumas melhorias na saúde e até o término deste mandato faremos muito mais se Deus quiser”.


Ainda pela manhã, depois da abertura oficial, foi realizada a palestra magna Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS, que foi ministrada pela enfermeira Ceres Neide Almeida Costa. “A conferência é um momento muito importante onde a população tem a oportunidade de colocar as suas necessidades e como ela propõe a resolver o problema existente. Essa conferência em especial ela vem resgatar um tema da oitava nacional que é a Democracia e a Saúde. Nós estamos vivendo um momento de incerteza na política de saúde, no seu financiamento. Existe um certo medo de não conseguir garantir o que já temos hoje. O SUS é um direito de todos e um dever do Estado. Estamos para garantir que efetivamente isso aconteça e que o SUS continue sendo um direito de todos e o dever do estado”.


Em seguida, aconteceu a formação de grupos de trabalho para a discussão de propostas que serão votadas e encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde. Os participantes foram divididos nos seguintes eixos: Saúde como Direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).


À tarde, houve a posse dos cinco novos agentes comunitários de saúde do município que passaram por concurso público. Depois, aconteceu a plenária final com a leitura e votação das propostas elencadas por cada um dos grupos.



Aconteceu também a eleição dos delegados, titulares e suplentes, que representarão Piripá na conferência estadual. Foram eleitos os seguintes delegados: Edmar Barbosa da Silva e Leolino Aparecido, representantes de Usuários; Rosa Lima Vieira Dias, representante do trabalhador de Saúde e Ravanildo Oliveira Matos, representante da Gestão.


No final, foi entregue, pelo prefeito Flávio Oliveira Rocha e os vereadores Maurício Rocha, Domingos Barbosa e Leci Soares Pereira Rocha, um automóvel para as unidades de saúde da sede.



Clique aqui para conferir a galeria de imagens.



Saúde
Multimídia
Rádio Piripá
Facebook
Calendário

Agosto 2019
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31