Imagem Vigilância Epidemiológica recebe visita do Núcleo Regional de Saúde de Vitória da Conquista

09/04/2019 15:06:00

A Vigilância Epidemiológica de Piripá recebeu, nos dias 18, 19 e 20 de março, a visita técnica dos profissionais do Núcleo Regional de Saúde - NRS, de Vitória da Conquista. A intenção foi avaliar as principais ações desenvolvidas com a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti e eliminação das arboviroses, bem como as necessidades dos agentes de endemias para desenvolver os trabalhos.

No 1º dia, foi realizada uma roda de conversa com os agentes, levantando os problemas e dificuldades encontradas no campo de trabalho. No 2º dia, os profissionais do NRS realizaram uma visita de campo, onde constataram que as casas vistoriadas estavam regulares quanto ao armazenamento de água sem foco para o desenvolvimento do Aedes e a população bem orientada quanto à prevenção ao mosquito.  Na ocasião, a Vigilância Epidemiológica foi parabenizada pelo trabalho desenvolvido no projeto “Cidadão Cinco Estrelas” contra o mosquito Aedes Aegypti.

No último dia, foi realizada a leitura do relatório da visita, orientações e novas ideias para trabalhar com as arboviroses e entrega do Kit Dengue fornecido pelo Ministério da Saúde. Também foi feito uma reciclagem de como utilizar cada item do kit.

“Foi uma visita muito produtiva para todos nós da Vigilância Epidemiológica, pois foi abordada a necessidade de trabalhar cada vez mais na eliminação das arboviroses, visto que somos uma cidade endêmica para a dengue. Precisamos unir a Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e população em geral para lutar contra a dengue, zika e chikungunya. Tenho certeza que a gestão fará o possível para entrar nessa caminhada com a gente também”, relatou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Suélhi Ribeiro dos Santos.

Maio 2019