Imagem Casas sem focos do Aedes aegypti são 'premiadas' com selo, em Piripá

Casas sem focos do Aedes aegypti são 'premiadas' com selo, em Piripá

09/04/2019 16:00:00

Para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, o município de Piripá (BA) teve a ideia de "premiar" os moradores que colaborarem na prevenção. Se os agentes de endemias não encontrarem nada de errado na casa que possa se transformar em um possível foco, o morador ganha um selo de “Cidadão Cinco Estrelas”. O adesivo é a "prova" e a recompensa para o morador que está fazendo a parte dele. A medida é uma iniciativa do Núcleo Regional de Saúde (20ª Dires) e da Prefeitura de Piripá, por meio da Vigilância Epidemiológica, para motivar a população a combater o mosquito e, assim, reduzir os casos da doença.

Para ganhar o selo não basta ter o quintal todo limpo, sem foco do mosquito Aedes aegypti. A casa não pode apresentar nenhum risco, nada que possa se tornar em algum momento criadouro do mosquito. O morador só recebe o adesivo quando o agente de combate a endemias avalia os seguintes requisitos:

• Depósitos de água cobertos à prova de mosquito;
  • Calhas desobstruídas e com declive adequado;
  • Pratos dos vasos de plantas com material absorvente (areia ou espuma);
  • Garrafas e pneus devidamente protegidos;
  • Drenagem correta da laje;
  • Ausência de entulho que acumule água.

Prevenir para não remediar

Essa é uma das ações para manter Piripá no caminho contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito. Atualmente, o município não tem nenhum caso suspeito de dengue.

Nessa estratégia, o selo é um dos principais aliados. "Se você não tem, você vai ter que buscar. E isso, nós queremos que haja uma concorrência positiva entre os munícipes", relatou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Suélhi Ribeiro dos Santos.

A Prefeitura de Piripá mandou fazer 6 mil selos. O projeto está no 2º ciclo e, até o momento, cerca de 600 casas receberam o selo. Até o fim do 6° ciclo, a previsão é de que todas as 5.984 residências do município sejam 'premiadas' com o selo.

Além disso, a prefeitura disponibiliza, de forma gratuita, telas de proteção para a cobertura de caixas d'água de pessoas que não têm condições de comprar.

Junho 2019