Imagem Merenda escolar balanceada garante alimentação saudável nas Unidades de Ensino

Merenda escolar balanceada garante alimentação saudável nas Unidades de Ensino

11/04/2019 13:04:00

A prefeitura de Piripá, através da Secretaria de Educação e Coordenação Municipal de Alimentação Escolar - CMAE, investe em uma merenda de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino. Para isso, as escolas contam com o trabalho de uma nutricionista que elabora junto com seus gestores os cardápios.

Conforme a nutricionista Vitória Dias Soares, uma alimentação saudável, principalmente na fase escolar, pode prevenir uma série de doenças e ainda evitar a obesidade infantil e dar mais qualidade de vida à criança. "Nas escolas e creche da rede municipal, a merenda escolar é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico, que levam em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e para garantir seu bem estar durante o período em que permanecem na escola”, diz.

Tanto no CMEI Tia Deninha quanto nas Escolas Municipais os cardápios elaborados pela nutricionista da Secretaria de Educação respeitam as necessidades alimentares de cada fase das crianças.

No verão a prioridade é para os alimentos mais frescos, frutas, verduras, e no inverno alimentos quentes. Além disso, muitos alimentos da merenda escolar são comprados direto dos agricultores familiares. De acordo com o secretário de Educação, Naum Riberio Brito, o procedimento foi pensado para deixar a merenda servida nas escolas municipais, ainda mais saborosa. “Hoje são adquiridos junto à agricultura familiar alimentos como: tomate, cenoura, mamão, melancia, banana, mandioca, pepino, abacaxi, batata, beterraba, entre outros”, afirma.

Conforme Naum, a intenção é tornar a hora do recreio um momento ainda mais gostoso para as crianças, com uma alimentação mais nutritiva e saborosa. "Isso visa melhorar o valor nutricional da merenda servida para nossos alunos e com isso também ajudamos a fortalecer o nosso produtor rural. O objetivo é zelar pelos bons hábitos de higiene na fabricação dos alimentos, e consequentemente, pela saúde dos alunos matriculados na rede municipal de ensino. É uma maneira de oferecer mais qualidade para os alunos", disse.

Os recursos para a merenda escolar são adquiridos através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Prefeitura Municipal.

Junho 2019