Imagem NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

17/07/2019 11:07:00

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital Municipal Maria Pereira Barbosa é um estabelecimento de urgência e emergência, com leitos de internação para tratamento de doentes, acidentados e casos agravados.

No município de Piripá, o Hospital é uma Unidade de Pequeno Porte com capacidade normal ou de operação de 17 leitos, focalizando o serviço de urgência médica.

Conceitualmente, emergências dizem respeito a situações mais graves que urgências. Sendo considerada uma emergência condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.

Dessa forma, ambas as definições pressupõe atendimento médico rápido e proporcional a sua gravidade. Entretanto, a emergência exige um tratamento direto por conta do risco iminente de morte ou lesão permanente, como fraturas expostas, paradas cardiorrespiratórias e hemorragias graves. Já a urgência, apesar de demandar uma pronta avaliação médica por seu risco potencial, não necessariamente precisa de uma intervenção instantânea. Como é o caso de fraturas não expostas, cólicas renais, aumento de pressão arterial, entre outras.

Para classificação faz necessário triagem para fins de direção do caso, a classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Quanto ao caso vinculado em rede social na data de 16 de julho de 2019 pela senhora Géssica Jesus Silva, onde a mesma acusa a médica plantonista de negligência quanto ao atendimento do seu filho menor.

O mesmo já havia sido acolhido e realizado a classificação de risco conforme protocolo, a prescrição em arquivo indicou resfriamento a ser conduzido e acompanhado pela equipe de enfermagem (procedimento realizado) de acordo orientação médica prescrita. A genitora deveria aguardar o período específico para verificação da temperatura corporal, para devido seguimento de conduta médica.

A genitora não aceitou as devidas orientações, deduziu que a gravidade do seu filho superava a dos demais pacientes que estavam em atendimento no local, abandonando a unidade, desistindo assim do atendimento que estava em andamento.

Faz necessário detalhar que em paralelo a ocorrência e atendimento do menor supracitado, a unidade fazia atendimento em pique de geriatria com quadro de pneumonia, DPOC, atendimentos diversos no setor pediátrico, atendimento de paciente em surto psicótico e paciente com suspeita de infarto agudo do miocárdio.

Em decorrência dos fatos acima citados, a profissional médica citada e acusada por negligência, após plantão, irá registrar Boletim de Ocorrência – BO para apuração das acusações.

Faz necessário o entendimento quanto à sistemática e plano de operação da unidade hospitalar atentando aos princípios do sistema único de saúde-SUS, pautando a saúde como direito resguardado na constituição de 1988, atentando a democracia, resguardando a primazia, equidade, universalidade respeitando as diretrizes que regulam a prioridade quanto ao atendimento, destacado na lei 8080/90.

Quanto a ofensiva vinculada pela genitora desprovida de conhecimento de conduta médica, cabe respeito quanto a profissional apontada e demais componentes da equipe plantonista, tomada de medidas de reparação, de desvinculação do texto difamatório e calunioso para provimento de respeito as profissionais e a unidade citada, uma vez que a instituição, pauta o acolhimento, organização, cuidado e zelo pelos direitos dos seus usuários.

17 de Julho de 2019

Novembro 2019