Imagem Piripá tem projeto aprovado no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília

25/07/2019 11:43:00

O município de Piripá-BA, juntamente com o Núcleo Regional de Saúde (20ª Dires) de Vitória da Conquista, teve o projeto aprovado no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado entre os dias 2 e 5 de julho, no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília-DF.

Com o tema "Combate ao Mosquito Aedes Aegypti: Cidadão 5 Estrelas", o projeto, criado por Marcia Moraes Cangussu, coordenadora do setor de Endemias do NRS, e desenvolvido e inserido no curso "Aedes na Mira" por Suelhi Ribeiro dos Santos, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização do município de Piripá, teve como objetivo incentivar a população a combater o mosquito Aedes aegypti e, assim, reduzir os casos de dengue, zika e chikungunya.

No projeto apresentado no evento, os Agentes de Combate às Endemias "premiam" os moradores que colaborarem na prevenção. Se os agentes de endemias não encontrarem nada de errado na casa que possa se transformar em um possível foco, o morador ganha um selo de “Cidadão Cinco Estrelas”. O adesivo é a "prova" e a recompensa para o morador que está fazendo a parte dele.

No entanto, para ganhar o selo não basta ter o quintal todo limpo, sem foco do mosquito Aedes aegypti. A casa não pode apresentar nenhum risco, nada que possa se tornar em algum momento criadouro do mosquito. O morador só recebe o adesivo quando o agente de combate a endemias avalia os seguintes requisitos:

• Depósitos de água cobertos à prova de mosquito;
    • Calhas desobstruídas e com declive adequado;
    • Pratos dos vasos de plantas com material absorvente (areia ou espuma);
    • Garrafas e pneus devidamente protegidos;
    • Drenagem correta da laje;
    • Ausência de entulho que acumule água.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas já é possível observar grandes resultados, principalmente a diminuição da infestação predial do município de Piripá. Outros municípios da Bahia como Tremedal e Cordeiros também já adotaram a medida de intervenção.

Setembro 2019