Imagem Delegados de Piripá apresentam propostas na 10° Conferência Estadual de Saúde, em Salvador

25/07/2019 00:23:00

Os delegados escolhidos na 4ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no mês de abril pela Prefeitura de Piripá em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, apresentaram, entre os dias 7 e 10 de julho, as propostas para a melhoria e o desenvolvimento de políticas públicas do SUS na 10ª Conferência Estadual de Saúde, em Salvador.

As conferências acontecem a cada quatro anos, e contemplam três etapas: municipal, estadual e nacional. Com o tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a 10ª Conferência faz parte da segunda etapa que irá apresentar propostas na 16ª Conferência Nacional de Saúde, e é resultado de um processo de construção coletiva, envolvendo os conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde, através de um processo de articulação, chegando a propostas estaduais e nacionais, separadas por eixos temáticos.

A palestra magna da 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes) foi conduzida pelo  médico Dráuzio Varella, sobre o tema Democracia e Saúde: Direito e Consolidação e Financiamento do SUS.

Nesta segunda etapa, o município de Piripá foi representado pelos quatro seguimentos, sendo eles Ravanildo Oliveira Matos (Conselheiro da Gestão), Lidiane dos Santos Jesus Silva (Conselheira Trabalhadora de Saúde), Edmar Barbosa da Silva (Conselheiro sociedade civil) e Leolino Aparecido Vieira da Rocha (usuário do SUS).

Prestigiaram o evento, o prefeito de Piripá, Flávio Oliveira Rocha, a secretária municipal de Saúde, Iêda Ribeiro Caires, e o vereador Domingos Barbosa Cruz.

“Nessa nova etapa elegemos as propostas que serão apresentadas e apreciadas na Conferência Nacional. Piripá e outros 416 municípios baianos apresentaram suas propostas que serão encaminhadas para a Plenária Nacional, e que beneficia diretamente o município de Piripá e toda região Sudoeste, uma vez que a Gestão Municipal tem se destacado com significativos avanços em busca da humanização e ampliação da cobertura da saúde básica. Com certeza, essas propostas contribuirão positivamente na estrutura da saúde municipal”, destacou a secretária municipal de Saúde, Iêda Caires.

Após o término das votações, o município de Piripá-BA foi eleito através do conselheiro Ravanildo Oliveira Matos para representar a delegação da região sudoeste na 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília-DF, entre os dias 04 a 07 de agosto de 2019.