Campanha contra hanseníase e verminoses é realizada em escolas municipais

Publicado em: 05/10/2015 00:00 | Fonte/Agência: Setor de Comunicação

O objetivo da campanha é reduzir a carga parasitária de geo-helmintos realizando o tratamento com o Albendazol e identificar casos suspeitos de hanseníase por meio do “método espelho” (utilizando a ficha de autoimagem) em estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos da rede pública de ensino.

Os alunos que foram identificados como suspeitos de hanseníase serão encaminhados para atendimento no dia 07 de outubro na Unidade de Saúde Benjamin Castro II. Para esta ação estarão envolvidas as equipes da atenção básica e vigilância epidemiológica, composta por 04 médicos, 06 enfermeiros e 04 técnicos de enfermagem.

As atividades da Campanha incluíram mobilização e orientações aos professores e estudantes, antes da oferta da dose do anti-helmíntico(Albendazol) e do preenchimento da ficha de autoimagem, método do espelho.

Verminoses – Também conhecidas como lombriga e amarelão, são infecções no intestino  provocadas por vermes ou parasitas. As verminoses podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. Além disso, as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.

Hanseníase – É uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. A hanseníase pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças e é transmitida de pessoa a pessoa pela respiração. Mas tem tratamento e cura. Para evitar a transmissão, é só começar a tratar.