E-SUS

Publicado em: 01/01/2017 08:00

e-SUS Atenção Básica

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Link para acessar a aplicação do e-SUS – Piripá – BA

Link para acessar o Manual de Correção de Inconsistência no Cadastro do e-SUS:

Clique aqui para acessar

Dúvidas quanto ao acesso na aplicação e/ou redefinição de senha ligar no: (77) 3440-2133.

Manual dos campos das fichas para preenchimento:

Clique aqui para acessar

Manual dos campos das fichas do CDS:

Clique aqui para acessar

Dúvidas sobre digitação de fichas ligar no: 3314-3013.

Manual de Relatórios do e-SUS:

Clique aqui para acessar

Manual de Exportação do e-SUS-CDS (offline)

AMAQ

O que é o AMAQ ?

A autoavaliação no âmbito do PMAQ/AB é percebida como o ponto de partida da melhoria da qualidade dos serviços, pois entendemos que processos autoavaliativos comprometidos com a melhoria contínua da qualidade poderão potencializar outras estratégias da fase de desenvolvimento do PMAQ/AB.

Os processos autoavaliativos na atenção básica devem ser contínuos e permanentes, constituindo-se como uma cultura internalizada de monitoramento e avaliação pela gestão, coordenação e equipes/profissionais. No entanto, destaca-se que, entre uma autoavaliação e outra, deve haver intervalo de tempo suficiente para a execução de parte do plano de intervenção, permitindo que nos próximos momentos autoavaliativos sejam identificadas melhorias na qualidade dos serviços.

Acreditamos que por meio da reflexão dos sujeitos e grupos implicados é possível fomentar a autoanálise, a autogestão, a identificação dos problemas, bem como a formulação das estratégias de intervenção para melhoria dos serviços e das relações, atuando como um dispositivo indutor da reorganização do trabalho das equipes de Atenção Básica e da gestão municipal de saúde.

Para mais informações sobre o AMAQ acesse:

Solicitar o acesso e ativar o perfil ligar: (67) 3314-3013.